Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ARTIGO

Por Antonio Vieira Braga

Aliens no folclore do Nordeste

Em muitos lugares do país, o folclore está impregnado da manifestação do Fenômeno UFO, mas visto como algo religioso ou supersticioso por nossos antepassados, como ocorre no Maranhão

Categoria: ATAQUES EXTRATERRESTRES | CIVILIZAÇÕES EXTINTAS | FOLCLORE EXTRATERRESTRE | UFOs E RELIGIOSIDADE

Com mais de 60 anos de pesquisas sobre o assunto, o Fenômeno UFO é muito conhecido e difundido em todo o mundo, tanto que já existem milhares de grupos de pesquisas do assunto e até as forças armadas de vários países se dedicam a estudá-lo. A casuística ufológica, no entanto, não está restrita às áreas urbanas, mas engloba também — e principalmente — a zona rural. Especula-se muito a respeito do que as pessoas pensam sobre os UFOs e como eles são assimilados pela cultura popular, mas buscar informações sobre isso apenas nas regiões urbanas é insuficiente ou inadequado, uma vez que seus habitantes têm acesso a todo tipo de informações — via televisão, internet, filmes, matérias em jornais e revistas etc —, o que pode levar à contaminação do relato de um avistamento.

 

Para se ter uma ideia do problema, os moradores de centros urbanos podem assistir a Star Wars [Guerra nas Estrelas, de George Lucas] e procurar dados sobre Ufologia na internet a qualquer instante. Além disso, a maioria das pessoas que reside em cidades possui ao menos um conhecimento básico sobre ciência, estando cientes de que vivemos em um planeta orbitando um Sistema Solar, inserido em uma galáxia etc, eque além das nuvens existe um imenso espaço explorável e cheio de mistérios. Os cidadãos do campo, por sua vez, não têm acesso tão fácil aos estudos, não dispõem de recursos modernos para se informar e muitas vezes lhes falta até energia elétrica. Mas sua ignorância quanto aos avanços científicos da atualidade não os priva de emitirem suas interpretações para o Fenômeno UFO, que atinge intensamente as regiões onde vivem.

Influência dos UFOs na cultura

Procurar entender o que essas pessoas pensam é uma forma interessante de saber como diferentes culturas se manifestam diante da presença alienígena na Terra. Nesse trabalho, analisaremos a influência do Fenômeno UFO na cultura popular e a interpretação que os moradores dos povoados maranhenses fazem dele. Os leitores podem se perguntar por que se quer conhecer a opinião de leigos sobre o assunto? E a resposta é simples: além de serem testemunhas puras, sem qualquer conhecimento prévio de Ufologia, sua visão leiga do fenômeno permite que prestem depoimentos de avistamentos e contatos ufológicos descontaminados dos vícios dos moradores de cidades grandes, e isso certamente ajuda na elucidação dos fatos. Uma pessoa urbana, com certo grau de instrução, costuma ficar presa a regras e conceitos. Já alguém do meio rural fala apenas o que vê ou acha que vê de maneira espontânea — e justamente essa espontaneidade, na visão dos autores, é o que falta para um entendimento maior da presença alienígena na Terra.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 217
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.