Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ARTIGO DE CAPA

Por Marco Antonio Petit

Dossiê Amazônia - O último depoimento de Uyrangê Hollanda fornece inspiração para reflexões

Categoria: OPERAÇÃO PRATO
crédito: ALEXANDRE JUBRAN
ampliar
Não se tem conhecimento, em lugar algum do mundo, de um militar na ativa ter tido tantos contatos com UFOs em missão oficial, quanto no caso de Uyrangê Hollanda
SAIBA MAIS
II Fórum Mundial de Contatados atinge enorme sucesso em Curitiba Perseguições e terror no Pará O mistério da Ilha do Meio

No início de agosto 1997, quando fui a Cabo Frio junto do editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd, para encontrarmos o coronel Uyrangê Hollanda e colhermos seu depoimento sobre UFOs na Amazônia e a Operação Prato, apesar de sabermos da importância de nosso encontro para a Ufologia Brasileira e Mundial, evidentemente não poderíamos, naquele instante, antecipar os inúmeros desdobramentos que nossa ida ao litoral norte do Rio de Janeiro teria, nem quanto àquela nossa reunião marcaria a vida de cada um de nós. Hoje, no momento em que UFO promove uma ampla discussão sobre todos os detalhes da onda ufológica ocorrida na Amazônia, no ano de 1977, que deu origem e foi investigada pela referida missão militar, percebo que este é o momento certo de abordar os fatos mais significativos vividos pelo coronel Hollanda em seus últimos dias, dentro do processo de divulgação da verdade que ele sabia.

 

Após ter prestado dois depoimentos – o primeiro sendo a histórica entrevista para esta revista e, o segundo, um novo relato para ser utilizado por este autor em uma de suas produções em vídeo –, Hollanda, poucos dias depois da segunda manifestação, aceitou meu convite para proferir aquela que seria sua única conferência pública, que acabou sendo realizada no dia 07 de setembro de 1997, no auditório do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), na cidade do Rio de Janeiro. Há anos mantemos no local, mensalmente, palestras regulares sobre todos os aspectos da Ufologia [Veja detalhes em www.marcopetit.com].

 

Ainda me lembro perfeitamente que várias pessoas, habituais freqüen-tadores da série de eventos no IBAM, após receberem correspondência com a propaganda para aquela edição em especial, chegaram a telefonar em busca de confirmação se era mesmo verdade que o comandante da Operação Prato faria a palestra anunciada. Algumas delas aventavam a possibilidade de estar havendo alguma interpretação equivocada da propaganda, imaginado que seria apresentado, na verdade, apenas o depoimento em vídeo do coronel Uyrangê Hollanda. Para muitos integrantes de nosso público era difícil imaginar que um militar de alta patente da Força Aérea Brasileira (FAB) seria capaz de tal atitude de desprendimento e coragem. Mas era. E como sabemos, uma das páginas mais importantes de nossa Ufologia estava realmente para ser escrita.

Contatos na selva — Na manhã do dia 07 de setembro, fui buscar o ufólogo hipnólogo Mário Rangel no Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, que também participaria do evento, proferindo uma das conferências programadas e anunciadas. Em seguida, nos dirigimos de carro até a Rodoviária Novo Rio, para encontrarmos Hollanda, quechegava de ônibus da Região dos Lagos, onde ainda residia.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 218
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.