ARTIGO

Por A. J. Gevaerd

Falece o general Uchôa, nosso grande pioneiro

Categoria:
crédito: Arquivo UFO
ampliar
Gevaerd, um dos ufólogos brasileiros que conviveu com o General por muitos anos

A Ufologia está de luto. No dia 05 de março de 1996 recebemos a notícia do falecimento do renomado ufólogo e pesquisador, general Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa, que permaneceu preso à sua cama por quase cinco anos, em decorrência de um irreversível derrame cerebral e complicações. Ele iria completar 90 anos no dia 21 de abril de 1996. Sua esposa, dona Enita, companheira e protetora durante todo seu processo de sofrimento, havia falecido no dia 14 de março de 1995. Praticamente um ano antes.

 

Não há como falar de Ufologia, pensar em discos voadores ou analisar o Fenômeno UFO no Brasil sem pensar no “General”, como era carinhosamente conhecido. Ele tem sua história praticamente confundida com a história da Ufologia Brasileira, e vice-versa. Sentimo-nos felizes por termos contado, durante cerca de 30 anos, com sua presença, incentivo, reconhecimento e influência completamente marcantes onde quer que se tenha apresentado para promover a Ufologia. Um dos melhores pensadores que este país já conheceu, professor catedrático de Mecânica Racional na Academia Militar das Agulhas Negras, engenheiro civil e reitor universitário, o General sempre lutou ao nosso lado, incentivando ufólogos e defensores de uma causa tão polêmica e conturbada. Tê-lo ao nosso lado foi uma honra, um verdadeiro privilégio.

 

O General foi o homem que, com toda a sua bagagem militar, respeitada por três gerações de presidentes e por muitas altas patentes das Forças Armadas Brasileiras, promoveu o assunto UFO em todos os seus sentidos. Organizou diversas vigílias noturnas no sertão do país, desde a época da fundação de Brasília, onde, junto dele, militares, médicos, engenheiros, entre outros, testemunharam e registraram inúmeras observações de UFOs e ETs que, aliás, já faziam parte da sua rotina. Na década de 70, fundou o já extinto Centro Nacional de Estudos Ufológicos (CENEU), que promoveu em 1979 o Primeiro Congresso Internacional de Ufologia (CIUFO), colocando o Brasil no cenário mundial de eventos desse tipo.

 

O Brasil acaba de perder um de seus melhores homens, uma pessoa que, enquanto viva, irradiou intensa energia e proliferou conhecimentos que trouxeram luz à questão ufológica de maneira nunca antes (e até então) igualada por qualquer outro pesquisador. General Uchôa, professor universitário, autor, conferencista, pensador e, antes de tudo, um grande ufólogo

 

GENIALIDADE — É de grande valor sua genialidade, pois durante as décadas de 60 e 70, em plena ditadura, conseguia reunir os mais diversos tipos de pessoas – entre elas, várias autoridades – para verem UFOs! Os objetos se aproximavam dos grupos de vigilantes, deixando suas marcas no solo e suas cores em inúmeras fotos. O General foi além da própria Ufologia, na busca de respostas para perguntas sobre o universo.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
Caso você visse um disco voador pousado, o que faria?
Iria ao seu encontro e tentaria estabelecer contato com os tripulantes.
Observaria a distância e me aproximaria apenas caso recebesse um convite.
Jamais me aproximaria do objeto e nem dos tripulantes.
Chamaria a polícia.
Edição 188
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.