Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ARTIGO

Por Equipe UFO

Um diálogo com o historiador Cláudio Tsuyoshi Suenaga

Ufólogo explica porque se dedicou a pesquisar Aladino Félix e outros contatados, e o que o levou a escrever um livro sobre o assunto

Categoria: CONTATADOS
crédito: Cortesia Cláudio Suenaga
ampliar
Suenaga expõe documentos sobre Aladino Félix que encontrou no Arquivo do Estado de São Paulo
SAIBA MAIS
Visitantes de dormitórios: invasões silenciosas enquanto dormimos As revelações do extraterrestre Karran à humanidade Contatados, onde acaba a ficção e começa a Ufologia

O mestre em história Cláudio Tsuyoshi Suenaga é um ufólogo diferente de muitos de seus colegas. Embora com limitações causadas por uma saúde debilitada, Suenaga não dispensa a legítima prática da pesquisa ufológica, que o leva a percorrer incontáveis cidades visitando testemunhas e locais de ocorrências importantes, além de vasculhar bibliotecas e arquivos públicos, onde garimpa importantes detalhes sobre os casos que investiga. Foi assim que o autor chegou ao âmago de significativas ocorrências do repertório casuístico brasileiro, como a história de Aladino Félix, apresentada no artigo que acompanha esta entrevista. Suenaga dedicou anos a este caso, remexendo informações que cobrem várias décadas, muitas das quais perdidas nos porões de diversas instituições. É graças ao seu esforço que hoje é possível reconstituir um importante momento de nossa Ufologia.

 

O mesmo método esforçado e minucioso o autor empregou para compor seu primeiro livro, Contatados, que acaba de ser lançado pela coleção Biblioteca UFO, mantida pela Revista UFO [Veja seção Shopping UFO desta edição ou acesso o Portal UFO no endereço www.ufo.com.br]. A obra – que recebeu o sugestivo subtítulo de Emissários das Estrelas, Arautos de Uma Nova Era ou a Quinta Coluna da Invasão Extraterrestre? – faz uma verdadeira varredura na história da Ufologia Moderna para apresentar as experiências de dezenas de contatados por ETs. Estão no livro desde George Adamski a Eduard “Billy” Meier, de Cedric Howard Menger aos irmãos Sixto e Carlos Wells, de Truman Bethurum a Claude Vorillon, o Rael etc.

 

Entre os brasileiros que alegam ter convivido com aliens, estão em Contatados José Higgins, João de Freitas Guimarães, Alex Madruga, Hélio Aguiar, Plínio Bragatto, Antonio Rossi, Hermínio e Bianca Reis, Artur Berlet, Alberto Sanmartin, Gênesis Moreira etc. Destaque especial é dado ao personagem de muitas faces Aladino Félix, um dos nomes mais polêmicos da Ufologia Brasileira. O livro marca os 30 anos de pesquisas ufológicas de Suenaga, o primeiro brasileiro a defender uma tese de mestrado sobre Ufologia. Ele sintetizou um capítulo de sua obra, justamente a que trata de Félix, para publicação nesta edição e nos concedeu a seguinte entrevista.

 

Seu novo livro apresenta ao leitor o universo dos contatados, que sempre foi um terreno movediço e polêmico dentro da Ufologia. Por que você escolheu justamente este tema? Isso se deu em decorrência de meus estudos nos campos histórico e religioso, voltados principalmente a tudo que se relaciona a pregadores, profetas, gurus, líderes messiânicos, movimentos milenaristas, enfim, todas as correntes que baseiam suas pretensões em nome de um futuro hipotético.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 218
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.