. Você é o visitante nº 24.825.539 .
 
 

 
Site Oficial da
Videoteca UFO
 

 
Site Oficial da
Videoteca UFO
 

 
Site Oficial da
Videoteca UFO

Site Oficial da
Videoteca UFO

Site Oficial da
Videoteca UFO

Site Oficial da
Videoteca UFO

Site Oficial da
Videoteca UFO

Site Oficial da
Videoteca UFO






  A Polêmica sobre Nibiru

  Galeria de Fotos: Agroglífos de Santa Catarina

  Caso Roswell

  Área 51

  Dossiê Amazônia

  Revista UFO no Yahoo

  Revista UFO no Orkut

  Grupos ufológicos

  Seja um ufólogo

  Manifesto da Ufologia Brasileira






 OK
  Digite o que procura
  Arquivo UFO
  Google









Por que participar?
Como participar?
Dê sugestões




Por que participar?
Como participar?


  Você acredita que os ETs sejam uma criação de Deus?

 
Sim, eu acredito
 
Não, eu não acredito
 
Não sei, talvez possa haver alguma relação
 
Certamente, nós e os ETs somos criação de Deus
  Sobre essa enquete
  Veja os resultados
  Votar

  Com que freqüência você lê as matérias das publicações no Portal UFO?

 
Toda vez que tem uma nova edição
 
Toda vez que entro no Portal UFO
 
Não, eu não leio
 
Não leio porque compro a Revista UFO nas bancas
  Sobre essa enquete
  Veja os resultados
  Votar


Untitled Document
 
Baixe os documentos ufológicos liberados pelo Governo através da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já
Comissão Brasileira de Ufólogos recebe novo pacote de documentos ufológicos

Aproveite e baixe também os documentos ufológicos liberados pelo Governo Brasileiro
Um novo lote de documentos ufológicos foi entregue à Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), desta vez referente ao funcionamento do Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (Sioani). Este órgão foi criado pela Aeronáutica, em 1969, para pesquisar a presença alienígena em nosso país. O grande diferencial da entrega deste novo lote contendo mais de 1.300 páginas de documentos oficiais é que não veio do Governo, mas foi entregue à CBU pelo ufólogo paulista Edison Boaventura Júnior, presidente do Grupo Ufológico do Guarujá (GUG), que atuou como consultor da Revista UFO há alguns anos. Boaventura entregou os documentos em prol aos resultados da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, que produziu até agora três aberturas oficiais, sendo a maior e mais expressiva delas em 04 de maio [Veja edição UFO 155].

Durante o III Fórum Mundial de Ufologia, realizado em junho, em Curitiba, o ufólogo reuniu-se com os integrantes da CBU e decidiu que doaria todo o material que recebeu de presente de um militar aposentado da Força Aérea Brasileira (FAB). “Quero contribuir com este trabalho e por isso, em meu nome e no de meu grupo, o GUG, encaminho à CBU como colaboração e para somar à campanha”, declarou. Ele entregou ao editor A. J. Gevaerd um DVD de dados contendo nada menos do que 1.310 páginas de documentos inéditos do Sioani, além de 28 croquis coloridos e 64 fotos produzidas pela Aeronáutica nos anos 60. Junto vieram 137 páginas de dossiês coloridos com três croquis e 17 fotos, tudo material oficial [Veja detalhes do funcionamento do Sioani na edição UFO 156].

Materiais inéditos e nunca vistos

O ufólogo, assim, cumpriu a promessa de repassar à toda a Comunidade Ufológica Brasileira, através da Revista UFO, um material de grande importância e significado, e que não consta das liberações governamentais feitas até aqui. O Portal UFO já disponibilizou cerca de 1.300 páginas de documentos e mais de 200 fotografias das atividades do Sioani e da Operação Prato, realizada na Amazônia, em 1977. Mas nada disso, que a CBU recebeu do próprio Governo Brasileiro, conteve, por exemplo, desenhos coloridos de UFOs feitos por militares que trabalharam no Sioani, nem fotos de testemunhas, como da enfermeira Maria Cintra, que teve um contato direto com um ser extraterrestre na madrugada do dia 25 de agosto 1968, em Lins (SP), um caso clássico da Ufologia Brasileira pesquisado pelos militares em sigilo. O pacote contém os procedimentos de pesquisas de dezenas de casos ufológicos, que jamais vieram a público antes.



Um dos croquis coloridos, caso pesquisado pelo Sioani




Organograma da Cioani (Central de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados)



Organograma detalhado



Foto de alguns slides

Todo esse material doado por Boaventura também foi enviado à Coordenadoria Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (COREG), que, por sua vez, já teve sua recepção oficialmente comunicada à Casa Civil da Presidência da República. Dessa forma, ele passa automaticamente a fazer parte do processo encabeçado pelo Dossiê UFO Brasil, e certamente exercerá mais pressão para que o Governo libere novas pastas sobre UFOs e o envolvimento militar nas pesquisas brasileiras.
“Espero que este material agregue conhecimento a tudo o que já foi disponibilizado pelo Ministério da Aeronáutica”, complementou Boaventura, informando que também pretende disponibilizar os documentos no site do Grupo Ufológico do Guarujá, até o fim deste mês. A Revista UFO encaminhou a ele um questionário para ser respondido com detalhes da forma como teve a posse deste material, e publicará as respostas a seguir. Os interessados em baixar os arquivos, principalmente em formato PDF e JPG, que passam de 360 Mb, podem seguir as instruções abaixo. A Revista UFO inaugurou um novo espaço em seu universo virtual para armazenamento exclusivo de documentos ufológicos liberados ou obtidos de outras formas. Veja como ter acesso a eles.

 Baixe os documentos liberados pela Aeronáutica através da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já. Clique aqui.


Novos documentos doados: www.ufo.com.br/documentos/sioani/Novos_documentos

Atenção: Pedimos aos internautas que baixem, imprimam, divulguem e compartilhem à vontade tais documentos, mas que não se esqueçam de citar a fonte, a Revista UFO, e que tais materiais estão sendo disponibilizados por iniciativa da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU).



Sioani e Operação Prato

O Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (Sioani) foi algo inédito no Brasil e no mundo, surgindo em 1969, sob a inspiração e orientação do major brigadeiro do Ar José Vaz da Silva, começando pelos esforços do então coronel, e depois major brigadeiro João Adil Oliveira, chefe da primeira Comissão de Investigação Sobre Discos Voadores. Quando foi criado, o órgão tinha propostas arrojadas e funcionamento exemplar. Sua conceituação assim demonstra: “O Sioani é o conjunto de recursos de pessoal e de material destinado à investigação e pesquisa do fenômeno Objeto Aéreo Não Identificado (OANI)”, relembra o coronel da reserva da Aeronáutica e membro da Escola Superior de Guerra (ESG), Antonio Celente Videira. O final do Projeto Blue Book da Força Aérea Norte-Americana (USAF), em 1969, pode ter contribuído para o encerramento do Sioani em 1972, e mais de 90% dos membros da Força Aérea Brasileira (FAB), hoje em dia, desconhecem por completo essa impressionante trajetória, infelizmente. Entretanto, pelo que percebemos, a percentagem de leigos no assunto tende a se modificar rapidamente.

O Sioani, organicamente, era constituído de:

Central de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (Cioani) – Órgão Central do Sistema;

Zona de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (Zioani) – Área geográfica onde estavam contidos os Núcleos de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (Nioani). Existiam seis Zioanis;

Núcleo de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (Nioani) – Órgão executor de observações, investigações e coleta de materiais para pesquisas de OANIs. Sua função podia ser executada por órgão militar, instituição pública ou por pessoa física. O Nioani era vinculado ao seu respectivo Zioani;

Laboratórios de Pesquisas e Análises (Lioani) – Órgãos auxiliares, para o cumprimento da missão de pesquisas e análises de materiais referentes a OANI;

Transporte de Pessoal e Material (Tioani) – Meios de transporte, em princípio, fornecido por órgãos oficiais, militares ou civis, por solicitação da Cioani, da Zioani ou do Nioani. Na falta de transporte oficial, podia ser utilizado o comercial. O meio de transporte tinha que ser adequado, eficiente e rápido. A rapidez na chegada ao local, onde ocorria o fenômeno ufológico era básico, para que não houvesse alteração de vestígio ou deturpação do fato. Por isso, existiam cinco aeronaves de pequeno porte, dois bimotores e três monomotores, sediadas no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo e administradas pela 4ª Zona Aérea. Essas aeronaves atendiam aos serviços normais da Organização, como, também, àqueles demandados pelo Sioani;

Rede de Comunicação (Rioani) – consistia em uma teia envolvendo as já existentes redes de comunicação da FAB, das demais Forças Singulares (Exército e Marinha), Forças Policiais e ainda a rede radioamador, visando à rápida transmissão das ocorrências fenomenológica ou mesmo o fluxo de informações entre os elos do sistema. O Sioani subordinava-se ao Ministro da Aeronáutica, porém os resultados dos trabalhos destinavam-se ao Estado-Maior da Aeronáutica. Dentro da 4ª Zona Aérea, estava fora da estrutura do seu Estado-Maior, mas o seu chefe respondia, também, pela 2ª Seção (Informação) acumulando com a da Cioani, confirmando, assim, que o assunto era tratado por um oficial de Informações, atualmente de Inteligência. O seu pessoal exercia a atividade sem prejuízo das funções, para as quais foram designados nas Organizações Militares. Nota-se que o Sioani obedecia a uma estrutura organizacional horizontal-planificada, muito usada no mundo corporativo-empresarial contemporâneo. Não havia remuneração especial para esse tipo de trabalho, sendo um sistema de voluntariado, principalmente quando se tratava de pessoal não vinculado à FAB e demais Forças Singulares, bem como dos órgãos de Segurança Pública. A Sociedade da Informação, tão propalada pelos autores da globalização, começava a eclodir na malha planificada do Sioani [Detalhes de organograma e ramificações do Sioani na edição UFO 156, imperdível].


A Operação Prato foi uma equipe destinada a investigar secretamente o Fenômeno UFO na Amazônia, o único projeto do gênero de que se têm notícias em nosso país, comandado por Uyrangê Bolívar Soares Nogueira de Hollanda Lima, que 20 anos depois se tornaria o primeiro oficial de nossas Forças Armadas a quebrar o silêncio e vir a publico, revelando a veracidade e os detalhes da missão. Realizada entre setembro e dezembro de 1977, a investigação tinha na verdade o intuito de desmistificar as estórias, descobrir que tudo não passava de erros de interpretação, alucinação e enganos coletivos. Superando todas as expectativas, no entanto, a Operação Prato resultou na comprovação da origem exógena do fenômeno que vinha se manifestando em toda área ribeirinha e litorânea do Pará. Hollanda e seus comandados tinham a incumbência de documentar os acontecimentos ufológicos na Amazônia, mas acabaram tendo contatos pessoais com naves extraterrestres.

 

 
Saiba mais sobre a campanha UFOs: Liberdade de Informação Já e cada passo dado até o momento:

 
 
Autor: Redação/Equipe UFO
Fonte: Sioani/GUG/CBU
Crédito da foto: CBU
   
Leia anteriores
 
 
Inicial | Voltar | Imprimir | Enviar
 Ciclo de palestras Cosmos chega à sua 9ª edição – Confira!
   A nona edição do Cosmos em Araçatuba reunirá cientistas e ufólogos, em plena comunhão e parceria

 Lançamentos de 2009 em promoção neste mês
    

 Mais um passo bem sucedido da CBU - Ministério da Defesa responde ao RIC 4470/2009
    

 Conferência de Imprensa reúne os mais conceituados pesquisadores - Confira
   O DVD da conferência de imprensa de Washington, em que ufólogos pedem o fim do acobertamento ufológico

 Conheça os lançamentos da Videoteca UFO
   Títulos inéditos que apresentam uma discussão de alto nível sobre nossos visitantes extraterrestres e sua ação em nosso planeta

 Tudo o que há de mais moderno sobre Ufologia estará em um só lugar – Aguarde o novo Portal UFO
    

 Conflitos armados foram atentamente observados por nossos visitantes cósmicos
    

 O que falta para a pesquisa ufológica decolar de vez?
    

 Ciência, religião e Ufologia - estudos que se contradizem
    

 Magníficos e perigosos recursos gráficos do mundo atual transformam fraudes em fotos autênticas
   Forjar uma foto de UFO é mais fácil do que se imagina com os magníficos e perigosos recursos gráficos que transformam fraudes em fatos autênticos

 Aos poucos, o mundo desperta para a realidade extraterrestre
    

 É justificado o ceticismo e o medo do contato com extraterrestres?
    

 A informação controlada pelas elites e a verdade sobre os UFOs
    

 O Caso Urzi – Um mistério nos céus da Itália
    

 Antonio Faleiro – Discos voadores e alienígenas presentes na cultura popular do interior do Brasil
    

 Temos que ler nas entrelinhas do processo brasileiro de abertura ufológica
    

 É possível estabelecer contato com alienígenas?
    

 A importância do reconhecimento dos UFOs por parte das autoridades brasileiras
    

 CBU recebe novo lote de arquivos ufológicos liberado pelo Governo Brasileiro referente aos anos 80
   Relatório oficial de uma das ocorrências ufológicas mais concretas do mundo vem à tona

 Baixe todos os documentos liberados pelo Governo através da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já
    

 Concurso Nacional de Ufologia: Quinto Lugar - Em busca de planetas na galáxia
   Ponderando sobre vida extraterrestre inteligente e universos paralelos: uma procura por exoplanetas na Via Láctea

 Resultados do Concurso Nacional de Ufologia
    

 Exopolítica
    

 Giorgio Bongiovanni - Os ETs de hoje são os anjos do passado
    

 E se eles descerem na Terra, o que devemos fazer?
    

 Na Holanda, agroglifos surgem na neve
    

 Chile reativa comitê oficial de investigação ufológica
    

 Comprovado: Amazônia abrigou civilização complexa no passado
    

 Área Q, ficção científica nacional é exportada para o mundo
    

 Lançado na França livro sobre Varginha em formato HQ
    

 Histórias japonesas na Amazônia
    

 A Polêmica sobre Nibiru
    

 Galeria de Fotos: Agroglífos de Santa Catarina
    

 Área 51
    

 Caso Roswell
    

 Dossiê Amazônia
   

 Seja um ufólogo
   

 Grupos ufológicos
    

 Revista UFO no Yahoo
   

 Revista UFO no Orkut
   

 Manifesto da Ufologia Brasileira
    

 Evento no Rio de Janeiro debaterá a existência de Ashtar Sheran
   Evento no próximo dia 17 de julho, sábado, reunirá conhecidos conferencistas no Rio de Janeiro, em debate sobre temas polêmicos da Ufologia

 Shopping UFO divulga os nomes dos ganhadores da promoção de junho – Confira!
    

 Ufólogo afirma que em breve toda a verdade sobre os aliens será revelada
   Otimista, Friedman acredita em um contato quase que imediato

 Robert Bigelow alerta para o perigo dos UFOs
   Bigelow Aerospace pretende desenvolver uma geração de complexos espaciais para vôos tripulados

 O maior planeta do Sistema Solar serve de protetor das regiões próximas ao Sol
    

 Abduzido Travis Walton fala em conferência
    

 Encontro Ufológico em São José dos Campos debate os segredos da NASA
    

 Ufologia em debate durante encontro espírita em Jacareí
    

 Visitantes: aguardem novidades no Portal UFO
    

 Iª Cúpula Ufológica Chilena reúne os mais conceituados pesquisadores
    

 Co-editor da UFO, Petit, faz palestra inédita em fórum espírita
    

 Presidente da Argentina já tem em mãos petição sobre desclassificação de arquivos ufológicos do país
   Comissão de ufólogos argentinos inicia formalmente a campanha pela liberação de documentos ufológicos no país vizinho

 Jorge Vercillo e webdesigner da Revista UFO se encontram em show no Rio de Janeiro
    

 Revista UFO informa:
    

 Mensagens são enviadas ao espaço em busca de vida inteligente
    

 Jornalista revela segredos que J. Allen Hynek sabia de Carl Sagan
    

 Xamã e líder espiritual Kuichy fará palestra especial neste fim de mês no Brasil
    

 Assista aos jogos da Copa vestindo a camisa do Brasil da Revista UFO – ÚLTIMAS UNIDADES!
    

 Paradigm Research Group homenageia Gevaerd pelo trabalho realizado em prol da pesquisa ufológica
    

  Próximos 60 registros
 
Voltar ao topo
Nas bancas!
UFO 167
Julho 2010
Últimas edições
 
Nas bancas!
UFO 166
Junho 2010
Últimas edições
 
Nas bancas!
UFO 165
Maio 2010
Últimas edições
 
 
 
Evidências Incontestáveis - Parte I
 
27,50
 
 
Evidências Incontestáveis - Parte II
 
26,50
 
 
Evidências Incontestáveis - Parte III
 
28,50
 
 
Acidente em Roswell
 
28,50
 
 
Revelando os Segredos da Área 51
 
27,50
 
 
Revista UFO Digital
 
64,90
 
 
UFOs: Conexão Russa
 
33,50
 
 
UFOs: O Grande Desafio da Humanidade
 
32,00
 
 
Mensagens Cósmicas - O que os extraterrestres querem nos dizer com os círculos ingleses?
 
35,40
 
 
Contato Alienígena
 
35,80
 
 
Fastwalker
 
35,30
 
 
Os aliens na visão espírita - Parte A e B
 
79,90
 
 
Levados - Histórias reais de abdução contadas por quem as viveu
 
33,40
 
 
Portal - A casuística ufológica em sua manifestação mais extrema
 
34,80
 
 
Xamanismo - As raízes do homem na natureza e em seus semelhantes cósmicos
 
29,90
 
 
 
 
LIV-021 Dossiê Cometa
Primeiro livro da Biblioteca UFO em 2008

32,00


LIV-020 Um Homem Marcado Por ETs
 

35,00


LIV 019 UFOs: Arquivo Confidencial - Um Mergulho na Ufologia Militar Brasileira
 

30,50


LIV-022 OSNIs
O enigma dos objetos submarinos não identificados

37,10


LIV-017 O Pensamento da Ufologia Brasileira - Parte 2
 

37,70


 
 
Eles Voltaram
UFO 146
 
10,90
 
 
Quando as Naves Pousam
UFO 147
 
10,90
 
 
Perigo no Espaço
UFO 148
 
10,90
 
 
Os Círculos Chegaram ao Brasil
UFO 149
 
10,90
 
 
Médicos ETs
UFO 150
 
10,90
 
 
Nibiru - Uma nova visão sobre a existência e suposta ameaça deste misterioso astro à Terra
UFO 151
 
10,90
 
 
Contato - Quem são os extraterrestres e o que pretendem com os seqüestro de seres humanos?
UFO 152
 
  Esgotado
 
 
Cinturão de Fótons
UFO 153
 
  Esgotado
 
 
Encontro no Espaço
UFO 154
 
10,90
 
 
Invasão
UFO 160
 
10,90
 
 
O Fim do Segredo
UFO 155
 
10,90
 
 
Depois da abertura vem a Ufologia oficial
UFO 156
 
10,90
 
 
Afinal, o que ocorre conosco dentro da nave?
UFO 157
 
10,90
 
 
Profecias Maias
UFO 159
 
10,90
 
 
Segredos Militares
UFO 158
 
10,90
 
 
Aeronaves Negras
UFO 161
 
10,90
 
 
Jesus Cristo, um extraterrestre?
UFO 162
 
10,90
 
 
 

[ --- ]

2004-2010 © Centro Brasileiro de Pesquisa de Discos Voadores.
Todos os Direitos Reservados. Termos de Uso de Declaração de Privacidade