NOTÍCIAS

06.02.12 | Atualizado 06.02.12 - 17h17 | Por Revista Galileu

160 bilhões de mundos alienígenas na Via Láctea, demonstra estudo científico

Mais planetas do que estrelas?

Categoria: ASTROFÍSICA | ASTRONOMIA | EXOBIOLOGIA | PESQUISA

Uma pesquisa feita por astrônomos do Instituto de Astrofísica de Paris mostra que, em média, cada estrela da Via Láctea é orbitada por 1,6 planetas. Em outras palavras, existem cerca de 160 bilhões de exoplanetas (que ficam fora do Sistema Solar) em nossa galáxia. Este número é uma estimativa gerada por computador já que, oficialmente, conhecemos apenas cerca de 700 planetas alienígenas. Outro dado mostrado pela pesquisa é que a maioria desses astros ainda desconhecidos deve ter uma estrutura pequena e rochosa – muito parecida com a da Terra, com chances de abrigar vida.

Segundo um dos autores da pesquisa, Arnaud Cassan, estrelas cercadas por um ou mais orbes são a regra e não a exceção. "Ou seja, quando olhar para as estrelas, imagine milhões e milhões de mundos escondidos entre elas", concluiu Cassan.

Mas, falando em exceções, enquanto há vários planetas orbitando a mesma estrela, recentemente foram descobertos alguns que orbitam dois sóis ao mesmo tempo. O primeiro, Kepler-16b, foi logo chamado de Tatooine em referência ao planeta desértico onde Anakin Skywalker nasceu, que é iluminado por duas estrelas (da saga Star Wars). Desde então mais dois sistemas circumbinários, como acabaram batizados esses conjuntos, foram encontrados. 

crédito: JPL Caltech/R.Hurt/SSC/NASA
Sistema Kepler 16
Ilustração do sistema Kepler-16, mostrando a estrela binária sendo orbitada por Kepler-16b

 

 
Leia também:

Quarto planeta extrassolar potencialmente habitável foi descoberto


Anunciada descoberta de mais 26 planetas extrassolares


Como descobrir planetas a partir de sua própria casa

Três menores planetas extrassolares foram encontrados


Homem encontra exoplaneta desconhecido em programa de TV


Na Via Láctea há mais planetas que estrelas, conclui pesquisa


Estatística demonstrou que há um planeta orbitando cada estrela, em média

NASA anuncia descoberta de dois exoplanetas do tamanho da Terra


Confirmado pela NASA exoplaneta que poderia ter água


NASA confirma existência de planeta com dois sóis

Mais 18 planetas fora do Sistema Solar foram descobertos

Divulgada lista de mundos mais propensos a abrigar vida extraterrestre


Astrobiólogos criaram método para avaliar chances de vida em exoplanetas


Alienígenas dominariam tecnologia além da matéria

Um terço dos planetas detectados pelo Kepler tem companhia

Planetas extrassolares estão se tornando banalidade

Pesquisadores confirmam detecção de planeta invisível


Astrônomos revelam descoberta de mais 50 exoplanetas


Descoberto mais um exoplaneta que poderia ser habitável

50 bilhões de planetas apenas na Via Láctea


Milhões de Terras: NASA revela estudo iniciado há anos
 
Conheça os novos lançamentos da Videoteca UFO, clique sobre os títulos, acesse as descrições e detalhes: 

 

 

crédito: Videoteca UFO
Documentários exclusivos e legendados
Documentários exclusivos e legendados

 UFOs: Evidências Definitivas

Vai muito além do básico e apresenta revelações inéditas sobre o avistamento múltiplo de naves alienígenas sobre a Base de Lançamento de Mísseis de Malmstrom, em Montana, onde danificaram as ogivas nucleares ali instaladas. Além de fantásticas ocorrências de objetos submarinos não identificados (OSNIs) na costa americana e casos que mudaram a história da humanidade

No Rastro dos Deuses - Coleção Descobrindo o Peru (II)

É o segundo episódio da referida e premiada coleção, um documentário fascinante que mostra a aventura de pesquisadores italianos que mergulharam na complexa história do Império Inca para confirmar se sua sabedoria realmente tem origem alienígena, e chegam a espantosas conclusões.

UFOs Aqui, Agora

Reúne testemunhas ufológicas de inquestionável credibilidade, como o coronel Charles Halt, que viu um UFO aterrissado na Base Aérea de Bentwaters; o governador do Arizona Fife Symington; o piloto de caça Oscar Santa Maria, que perseguiu um disco voador no Peru; o general da Força Aérea Francesa Denis Letty; e o porta-voz da Casa Branca nos governos Clinton e Obama John Podesta. Além de pesquisadores, astronautas, pilotos e celebridades.  
Confira nossos pacotes promocionais clicando aqui

ENQUETE
Caso você visse um disco voador pousado, o que faria?
Iria ao seu encontro e tentaria estabelecer contato com os tripulantes.
Observaria a distância e me aproximaria apenas caso recebesse um convite.
Jamais me aproximaria do objeto e nem dos tripulantes.
Chamaria a polícia.
Edição 189
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.