Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

NOTÍCIAS

26.11.11 | Atualizado 26.11.11 - 19h25 | Por Fernando A. Ramalho

CBU: Finalmente assinada a Lei Geral de Acesso à Informação

Divulgação de informações passa a ser regra - e não exceção, como vinha sendo até hoje

Categoria: ABERTURA UFOLÓGICA | COMISSÃO BRASILEIRA DE UFÓLOGOS (CBU) | DOCUMENTAÇÃO | UFOLOGIA OFICIAL
crédito: Paulo Bach/Arquivo Revista UFO
ampliar
A Ufologia Nacional e a sociedade certamente se beneficiarão novamente
SAIBA MAIS
UFO observado sobre depósito de armas nucleares em 1982 Coeditor da Revista UFO faz importantes revelações sobre o Caso Varginha Novo e exclusivo pacote de DVDs da Revista UFO

Foi sancionada no dia 18 de novembro, pela presidenta Dilma Rousseff, a Lei 12.527, que abre a possibilidade de novos documentos ufológicos virem à tona no Brasil. Conhecida como "Lei Geral de Acesso à Informação", ela regulamenta o Inciso XXXIII do Art. 5º da Constituição, dispondo sobre a prestação de informações detidas pelos órgãos da administração pública, inclusive militares, e passará a valer dentro de 180 dias, a partir de sua assinatura. Acesse a Lei na íntegra clicando aqui.

Dentre os 47 artigos da nova Lei (alguns vetados por Dilma), pudemos notar significativos avanços sobre sua antecessora, a Lei 11.111/2005, naturalmente revogada pela presidenta em face das novas determinações aprovadas pelo Congresso Nacional. É necessário recordar que a própria 11.111 foi acionada pela Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) em 2008, e rendeu, só da Força Aérea Brasileira (FAB), quase 3.000 páginas de documentos relativos a UFOs, antes sigilosos.

Assim que os novos dispositivos legais entrarem em vigor, aumentarão as chances de abertura de informações ufológicas das demais Forças Armadas - Marinha e Exército -, uma vez que foram determinadas as competências, formas e obrigação de prestação de informações, bem como estipulados prazos e determinadas punições para quem se obstar a fornecê-las. Nada disso existia no antigo corpo legal.

Os destaques da Lei Geral de Acesso à Informação:

• A redução nos prazos de ressalva nas três categorias de classificação das informações – antes eram quatro -, que passaram a ser Reservado, Secreto e Ultrassecreto, com respectivamente 5, 15 e 25 anos de ressalva.

• O fim do sigilo eterno, cuja maior classificação agora só poderá ser prorrogada uma única vez por igual período, sendo que as categorias Secreto e Ultrassecreto deverão ser revistas constantemente pela Comissão Mista de Reavaliação de Informações.

• A obrigação dos órgãos federais, estaduais e municipais, de disponibilizarem aos cidadãos suas informações na rede mundial de computadores (Internet). Dessa forma, uma informação só poderá ficar ressalvada do público por até 50 anos, e ainda assim com justificação muito bem fundamentada, que deverá ser exposta à referida Comissão.

A divulgação de informações passa a ser a regra, e não a exceção, como vinha sendo até hoje. A Ufologia Nacional e a sociedade certamente se beneficiarão novamente, com mais algumas "gotas" da verdade saindo da caserna.

Consulte todos os arquivos ufológicos liberados anteriormente em http://www.ufo.com.br/documentos/ 

crédito: CBU/Arquivo Revista UFO
Comissão Brasiliera de Ufólogos (CBU) se prepara para acionar a nova Lei em breve
Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) se prepara para acionar a nova Lei assim que a mesma entrar em vigor

  
Leia também:

Resposta do Ministério da Defesa ao segundo RIC da Câmara dos Deputados


Comando da Aeronáutica cumpre Portaria e desclassifica pastas ufológicas inéditas 
 
Saiba mais:

UFO 155

UFO 156

UFO 158

UFO 160

UFO 170

UFO 171

UFO 174

UFO 180

Todos os arquivos liberados até hoje, mais os que já estavam em posse dos ufólogos

 

ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 216
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.