Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

NOTÍCIAS

23.11.11 | Atualizado 24.11.11 - 09h31 | Por Diário do Pará

Ilha de Colares em novo documentário ufológico

Quais motivos tornaram Colares propícia para a presença alienígena?

Categoria: ATAQUES EXTRATERRESTRES | CHUPA-CHUPA | FILMES E FOTOS | OPERAÇÃO PRATO

Saindo de Belém (PA) e após uma viagem de duas horas e meia pelas estradas federais e estaduais, chega-se à cidade onde até o pôr-do-Sol tem algo de diferente. Num dia como outro qualquer, há mais de 30 anos, algo veio do céu trazido num objeto estranho. Em Colares, pode-se dizer que os usuais ritmos de tecnobrega, melody ou carimbó que se ouve nas rádios mistura-se no inconsciente de quem lá chega com a música tema de Arquivo X.

Se a verdade está lá fora, como argumenta Chris Carter na abertura da série televisiva, Colares é, desde o final da década de 70, alvo da atenção de estudiosos e entusiastas de fenômenos extraterrestres. A ilha é conhecida pela região como a cidade dos ETs, a exemplo de Roswell, nos EUA.

Para que a história envolvendo incidentes ocorridos em 1977 - ano em que a Operação Prato aconteceu - gerasse livros e filmes, demorou cerca de 30 anos. Realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), a Operação Prato foi organizada por conta dos casos que apontavam dezenas de pessoas atacadas por luzes não identificadas que chupavam sangue [Fenômeno batizado de chupa-chupa].

Postado no site de vídeos Youtube em setembro deste ano, UFOs na Amazônia propõe outro olhar sobre a história, descrevendo as investigações que se deram ao fato e apresentando a região com ênfase nas suas belezas naturais e como um importante pólo turístico no Estado.

"Em 77 eu era moleque, mas acompanhei essa história. Tinham pessoas da minha vila que moravam em Colares e constataram que é verdade, a cidade é um ponto de pouso. Aí eu conheci o Manoel Neto na universidade e descobrimos que tínhamos o mesmo hobby, a fotografia. No ano passado, adquirimos uma câmera fotográfica que filma em HD e resolvemos um tema que tivéssemos afinidade para fazer um documentário", contou Elias Silva, diretor e apresentador do filme.

Ele é, na verdade, engenheiro eletricista por formação, mas entusiasta do cinema, assim como o físico Manoel Neto. "No nosso documentário, mostramos a exuberância amazônica, dando muitas informações sobre Colares, o potencial turístico do lugar onde fenômenos ufológicos ocorrem até hoje. O ufólogo Hilberto de Araújo Freitas, o Beto, que comanda uma rádio comunitária lá, fez um levantamento histórico onde consta que uma nave de mais de 100 m sobrevoou a cidade e mais de 100 pessoas que foram atendidas na unidade de saúde", continuou Silva, acrescentando que Beto afirmou no filme que também há registro de aparições de UFOs em Santo Antônio do Tauá.

Teorias e hipóteses

No conteúdo, algumas teses foram levantadas. "Como as pessoas recontam que tiveram sangue sugado e ficavam prostradas mais de um mês na cama, temos a suspeita de que sua energia vital era sugada", apontou Silva, acrescentando que a intenção, já que Colares havia sido tema de um documentário, foi mostrar como chegar à ilha e os pormenores da vida por lá.

"Colares é a Roswell brasileira? Existe uma teoria dos cientistas que já visitaram a cidade de que ela foi escolhida como ponto de pouso porque está próxima à linha do Equador. E vista da estratosfera, ela forma uma triangulação semelhante ao que é o Triângulo das Bermudas. Outros dizem que ela tem um magnetismo especial. Tem gente que visita a ilha e acaba ficando lá, como o ufólogo Hilberto de Araújo Freitas, que cataloga os casos de avistamentos de objetos voadores no local", frisou o diretor, adiantando alguns aspectos do filme. 

crédito: Arquivo Revista UFO
Um dos croquis realizados na época, demonstrando o formato dos UFOs e, inclusive, os seus tripulantes
Um dos croquis realizados na época, demonstrando o formato dos UFOs e, inclusive, os seus tripulantes

 Fica claro ao longo da produção que o foco não é mostrar os relatos e recontar as ocorrências de fenômenos ufológicos ocorridos na ilha, mas sim tentar mostrar, com didatismo – o que torna o filme na verdade um documentário jornalístico -, que motivos tornaram Colares propícia para os extraterrestres se aventurarem.

Segundo Elias Silva, finalizar o trabalho, por mais simples que tenha sido a execução, foi difícil. "Tivemos que superar diversos obstáculos, desde a deficitária falta de incentivos até os escassos recursos tecnológicos disponíveis em nossa capital, mas foi um desafio que já nos motivou a realizar outro filme na ilha do Combu, onde vamos fazer uma pesquisa e documentar, em janeiro do ano que vem, a queda de um asteróide há dois anos".

"O ser humano por natureza gosta de fenômenos que não são explicados, tem um fascínio pelo desconhecido. Tudo que vai de encontro a algumas crenças, interesses, desperta curiosidade, então espero que o vídeo continue sendo visto e comentado. Queremos ainda fazer uma sessão em Colares para a população, e estamos atrás de apoio para isso", resumiu Silva.

Para ele, a repercussão que já foi causada na Internet – pouco mais de 1.000 visualizações -, com gente entrando em contato, querendo conhecer a cidade, serve para propagar a história e torná-la referência turística também, como aconteceu com Varginha, em Minas Gerais.

A criação de um observatório de UFOs seria a idéia dos diretores do filme e ufólogos, o que ajudaria a alavancar não só o turismo como motivar mais estudos sobre os fenômenos na região.

Assista a película:     
Leia também:

Saiba como foi o programa de Ufologia da Revista UFO sobre a Operação Prato
 
Informe-se sobre a Operação Prato nos links abaixo:

http://www.ufo.com.br/entrevistas/coronel-rompre-silencio-sobre-ufos

http://www.ufo.com.br/entrevistas/os-resultados-da-operacao-prato

http://www.ufo.com.br/edicoes/ufo/ver/101

http://www.ufo.com.br/edicoes/ufo/ver/114

http://www.ufo.com.br/edicoes/ufo/ver/115

http://www.ufo.com.br/edicoes/ufo/ver/116

http://www.ufo.com.br/edicoes/ufo/ver/117

http://www.ufo.com.br/edicoes/ufo/ver/158

http://www.ufo.com.br/documentos/Documentos_vazados_anteriormente/Relatorios_da_Operacao_Prato_01/

http://www.ufo.com.br/documentos/Documentos_vazados_anteriormente/Relatorios_da_Operacao_Prato_02/

http://www.ufo.com.br/documentos/Documentos_liberados_oficialmente/1970/

 
Assista documentários sobre a Operação Prato:

Linha Direta Mistério

Chupa-Chupa: A história que veio do céu  

 
Conheça este documentário exclusivo da Revista UFO, basta clicar sobre o título:


UFOs e ETs na Amazônia
 

crédito: Alexandre Jubran
UFOs e ETs na Amazônia - Avistamwentos me contatos investigados oficialmente
UFOs e ETs na Amazônia - Avistamwentos e contatos investigados oficialmente

 

 

 Descrição: Avistamentos de discos voadores e contatos diretos com seus tripulantes são investigados oficialmente e descritos neste documentário. Contém a entrevista exclusiva com o coronel Uyrangê Hollanda, comandante da Operação Prato.

Em nenhum outro lugar do mundo a casuística ufológica é tão rica e intensa quanto na Amazônia, e ao mesmo tempo tão complexa e desconhecida. Há séculos a região é visitada por outras espécies cósmicas, que parecem ter especial interesse pela fauna, flora e também pelos habitantes de certas áreas. E há décadas tal atividade vem sendo objeto de estudos de ufólogos, cientistas e até de oficiais da Aeronáutica, que desenvolveram no Pará a maior e mais expressiva missão militar de investigação da presença alienígena na Terra, a Operação Prato, em resposta à alarmante incidência ufológica registrada nas ilhas de Colares, Mosqueiro e Baía do Sol, entre outros pontos. Lá, milhares de pessoas foram testemunhas e centenas foram atacadas por estranhas naves luminosas, que os nativos chamavam de chupa-chupa.

Com o objetivo expresso de determinar a natureza dos avistamentos e seu risco à segurança nacional, os militares da Operação Prato conseguiam não apenas observar os UFOs, mas também registrá-los em centenas de fotos e muitas horas de filmes. Depois de inúmeros documentários sobre UFOs na Amazônia, a maioria estrangeiros, o que se verá neste DVD vai muito além.

Este é o relatório completo da missão militar que se estabeleceu na área para identificar os objetos voadores não identificados lá observados, como nunca foi revelado antes. Seu personagem central é o coronel Uyrangê Hollanda, comandante da Operação Prato e entrevistado com exclusividade pela Revista UFO, que revela detalhes das ações militares na área - inclusive o contato direto que teve com um ser extraterrestre nas margens do Rio Guajará Mirim, em dezembro de 1977.

Rico em imagens e documentação, o DVD faz ainda um alerta sobre a ação ininterrupta e cuidadosa de visitantes alienígenas sobre a rica biodiversidade amazônica, mostrando até que ponto o Governo Brasileiro e outros acompanham tais manobras. 
Conheça os novos lançamentos da Videoteca UFO, clique sobre os títulos, acesse as descrições e detalhes: 

crédito: Videoteca UFO
Documentários exclusivos e legendados
Documentários exclusivos e legendados

 UFOs: Evidências Definitivas

Vai muito além do básico e apresenta revelações inéditas sobre o avistamento múltiplo de naves alienígenas sobre a Base de Lançamento de Mísseis de Malmstrom, em Montana, onde danificaram as ogivas nucleares ali instaladas. Além de fantásticas ocorrências de objetos submarinos não identificados (OSNIs) na costa americana e casos que mudaram a história da humanidade

No Rastro dos Deuses - Coleção Descobrindo o Peru (II)

É o segundo episódio da referida e premiada coleção, um documentário fascinante que mostra a aventura de pesquisadores italianos que mergulharam na complexa história do Império Inca para confirmar se sua sabedoria realmente tem origem alienígena, e chegam a espantosas conclusões.

UFOs Aqui, Agora

Reúne testemunhas ufológicas de inquestionável credibilidade, como o coronel Charles Halt, que viu um UFO aterrissado na Base Aérea de Bentwaters; o governador do Arizona Fife Symington; o piloto de caça Oscar Santa Maria, que perseguiu um disco voador no Peru; o general da Força Aérea Francesa Denis Letty; e o porta-voz da Casa Branca nos governos Clinton e Obama John Podesta. Além de pesquisadores, astronautas, pilotos e celebridades. 
Veja o pacote promocional com grande desconto

ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 217
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.