Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Stanton Friedman responde a artigo na revista Astronomy
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Stanton Friedman responde a artigo na revista Astronomy
notícias

Stanton Friedman responde a artigo na revista Astronomy

Ultima atualização: 13 de abril de 2013 19:37
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

7407324844121abed38da4485754e7cf1527252567

A capa da edição de maio da Astronomy, com destaque para o artigo de Phil Plait \’A ciência por trás dos UFOs\’
Créditos: Astronomy Magazine

O veterano pesquisador Stanton Friedman divulgou uma nota criticando o artigo “A Ciência por trás dos UFOs”, publicado na edição de maio da revista Astronomy. O texto, assinado pelo astrônomo e divulgador científico Phil Plait, busca explicar vários casos ufológicos unicamente pela via da ciência e da astronomia.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Plait afirma que a maioria absoluta dos avistamentos de UFOs pode ter explicações corriqueiras. O astrônomo exemplifica logo no começo de seu artigo descrevendo um avistamento que teve em 1997, pouco antes do lançamento do ônibus espacial Discovery. A nave levava uma nova câmera para o Telescópio Espacial Hubble, na qual Plait havia trabalhado por dois anos. Subitamente, viram uma série de objetos voando em formação e não poderiam ser aviões, pois seu voo sobre o local de lançamento era proibido. Porém, em instantes descobriram que na verdade se tratava de patos sendo iluminados pelas fortes luzes da plataforma de lançamento do ônibus espacial.

O astrônomo, que escreve no site Bad Astronomy, busca elucidar outros casos igualmente por meio de explicações convencionais, sendo o mais famoso deles o das Luzes de Phoenix. Friedman criticou o texto, destacando que a explicação para o imenso objeto avistado durante esse caso não se aplica. Plait afirma terem sido jatos voando em formação e Stanton desmente a versão dizendo que as luzes de posição verde e vermelha, obrigatórias em qualquer aeronave, jamais foram vistas pelas testemunhas. Friedman também comenta que o ex-governador do Arizona, Fife Symington, que fora piloto e oficial da Força Aérea Norte-Americana, jamais cometeria um erro desses.

Assunto relacionado:  Curiosity realiza sua primeira análise de material de Marte

Friedman cita em sua crítica cinco estudos científicos em larga escala não mencionados por Plait, pelo menos 12 teses de PHD, inúmeros casos envolvendo detecção de radar, mais de 5.000 casos com evidências físicas coletadas, além de bem documentados episódios de abdução que não foram tratados no artigo para a Astronomy. Stanton menciona ainda um simpósio, ocorrido em 29 de julho de 1969 no Comitê de Ciência e Tecnologia da Câmara de Representantes do Congresso Norte-Americano, com depoimentos de 12 cientistas, incluindo do astrônomo e pioneiro da Ufologia Mundial, professor J. Allen Hynek, líder do Departamento de Astronomia da Universidade Northwestern, além de consultor da Força Aérea Norte-Americana por 20 anos, para o Projeto Blue Book.

Stanton comenta ainda a respeito do Relatório Condon, cujo título original era Scientific Report on UFOs (Relatório Científico sobre UFOs), produzido pela Universidade do Colorado, listando que entre 117 casos 30% que não podiam ser explicados. Friedman destaca que esse mesmo livro possui a seguinte afirmação a respeito das famosas fotos de um UFO obtidas por Paul Trent, no que ficou conhecido como Caso McMinnville (ocorrido no estado do Oregon em 1950): “Este é um dos poucos informes sobre UFOs no qual todos os fatores investigados, geométricos, psicológicos e físicos parecem ser consistentes com a afirmação de que um extraordinário objeto voador metálico, em forma de disco, com dezenas de metros de tamanho e evidentemente artificial, voou diante de suas testemunhas”.

O caso evidencia as dificuldades que a Ufologia ainda experimenta em termos de credibilidade e a falta de comunicação que existe entre esta e boa parte do meio científico. Se a Astronomy houvesse buscado melhores fontes a fim de realizar uma análise científica a respeito de casos mais substanciais, seguramente o artigo resultante apresentaria melhor formato e maiores informações para o leitor. Infelizmente estamos diante de um caso em que a revista Astronomy perdeu uma chance de expor fatos surpreendentes a seus leitores e igualmente a Ufologia não conseguiu aproveitar a oportunidade de apresentar seus melhores casos em publicação tão prestigiosa.

Assunto relacionado:  Curiosity chega a Marte, mas por enquanto nem sinal de marcianos...

Leia a íntegra da crítica de Stanton Friedman, em inglês

Site Bad Astronomy de Phill Plait

Site da revista Astronomy

Saiba mais:

Livro: UFOs na Rússia

DVD: UFOs: Evidências Definitivas

TÓPICO(S):Edição 193
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

ccf1c7b4 91cf 44b7 bc18 d73e0c7f34fa
Denunciante da Força Espacial revela corrupção, sistema secreto e ligação com OVNIs
Notícias
5a7d5176 21c8 4c60 a963 a4530c5d631b
Sinal wow: A origem da famosa mensagem extraterrestre pode estar relacionada ao 3I/ATLAS
Notícias
3ecc749c 082d 4c01 a6c6 cbd542f973e7
Ex-militar expõe segredos: um UFO Triângular mudou sua vida
Notícias

Categories

Leia também

012f072ec7ac36d0b10ce54070840c7a
Notíciasnotícias

Estranhas luzes são filmadas nos céus da Austrália! Assista ao vídeo

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
WhatsApp Image 2025 09 19 at 16.33.14 1
Notíciasnotícias

Filho das Estrelas – Um filme baseado em fatos reais!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
audiencia 1
Notíciasnotícias

Audiência pública reúne Ufólogos em Brasília

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
3iatlas navecometa
Notíciasnotícias

E se o 3I/ATLAS fosse um cometa e uma nave espacial interestelar? Um novo estudo sugere que é possível

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
4 minutos de leitura
3iatlas niquelsinhierro
Notíciasnotícias

Novo estudo reforça hipótese controversa sobre a origem tecnológica do 3I/ATLAS

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
5 minutos de leitura
ChatGPT Image 27 de ago. de 2025 12 43 53
NotíciasColunasnotícias

O Custo da Revelação: Como a Intimidação Mantém Testemunhas de UFOs Silenciosas

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
image 1756022914257
Notíciasnotícias

As 5 afirmações mais incríveis que Bob Lazar fez sobre a tecnologia extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
image provided nasa european space 109317988 92fda0
Notíciasnotícias

Cientista: UFO Colossal emite luz própria

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up