Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ARTIGO

Por Antonio Faleiro

Deuses, demônios ou simplesmente seres extraterrestres?

No Brasil, assim como ocorre em todo o mundo, os mitos e lendas nos contam sobre episódios ufológicos, deixando claro que seres de outros lugares conviveram e ajudaram a humanidade por milênios.

Categoria: ABDUÇÕES | CULTURA INDÍGENA | DEUSES | DIVINDADES | LUZES MISTERIOSAS
crédito: RAFAEL AMORIM
ampliar
Indígenas de inúmeras etnias brasileiras também têm suas lendas baseadas na observação do que consideram deuses, muitas vezes vindos do céu
SAIBA MAIS
Caso Varginha: Irmã de policial morto faz contundentes revelações Luz Andeja: Um mistério secular no interior do país Um trágico caso ufológico em família

As lendas sobre deuses indígenas estão espalhadas por todo o mundo, e todas nos falam de seres físicos que desceram do céu e viveram entre os humanos, ensinando-lhes os princípios rudimentares de uma vida melhor em sociedade. Tais mitologias estão presentes no folclore brasileiro e existem dezenas de histórias — algumas realmente fantásticas — que nos falam diretamente de extraterrestres. Essas histórias foram perpetuadas e repassadas de pais para filhos em linguagem oral. Tribos do Alto Xingu e de outras regiões ainda têm viva memória de um tempo em que seus ancestrais tinham como líderes os deuses que vieram das estrelas, do Sol e do céu, e lhes ensinaram a curar doenças e a plantar.

Abdução no século XVI


Pesquisando o nosso folclore podemos encontrar muitas pistas que nos levam aos ETs. No entanto, um documento que mais nos impressionou foi uma carta, escrita em 13 de junho de 1560, pelo irmão Antônio de Sá e publicada na obra Geografia dos Mitos Brasileiros [José Olímpio, 1947], de Luís da Câmara Cascudo. A carta narra a história de um rapaz de nome Manemuaçu, “o qual estava muito doente na aldeia da vila. Estando ele assim, em uma noite de grande tempestade o tomaram os demônios em corpo e com grande estrondo o levaram, arrastando-o e maltratando-o”.
 
O padre da aldeia foi consolar o pai do rapaz, dizendo que, se o moço não estivesse morto, logo reapareceria. Segundo a carta, isso se deu três dias depois e Manemuaçu, ao recobrar as forças, contou que, “depois de havê-lo posto no porto de João Ramalho, o levaram a Santo Antônio com tanto ímpeto e clamor que a si mesmo não podia ouvir e nem entender. Dali o puseram no porto de Jaravaia e, por concluir, diz que o puseram entre muitos outros onde se fizeram muito mal. Lá viu fogos mui horríveis. Finalmente, depois de todos estes martírios, o arrojaram entre uns mangues, onde se maltratara muito e ficara fora de si com tantos tormentos como passara, que por isso não conhecia aos seus quando deram sobre ele e fugia deles como se fossem demônios”.

Demônios e portugueses

Esse é um documento histórico que, sem dúvida, nos mostra um contato com ETs, ainda que terrível, como muitos que vêm ocorrendo na atualidade em vários países. O índio jamais poderia imaginar que tinha sido raptado por seres extraterrestres e somente poderia considerá-los como demônios porque deveriam se diferenciar em aspecto físico ou na maneira de vestir, tanto dele como dos portugueses. Contatos traumáticos como o citado vêm acontecendo às centenas por todo o mundo, em que as vítimas são abduzidas por seres muitas vezes diferentes fisicamente de nós.

No entanto, o mundo evoluiu e eles já não são considerados demônios e sim seres oriundos de outros locais do cosmos. O índio, todavia, narrou o ocorrido conforme sua crença e segundo o meio e a época em que vivia.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 256
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.