Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ARTIGO DE CAPA

Por André de Pierre

Däniken revisitado à luz de novos fatos

O visionário autor da primeira obra de alcance global a tratar da Teoria dos Antigos Astronautas, criticado à exaustão pela comunidade científica e taxado de louco, mentiroso e falsificador, abriu, ainda nos anos 60, a possibilidade de entendermos de forma clara o nosso passado, de maneira a nos mostrar nossas alternativas para o futuro.

Categoria: CIÊNCIA | CONTATISMO | ESCRITURAS SAGRADAS | PESQUISA | TECNOLOGIA ALIENÍGENA | VIAGENS ESPACIAIS

Em 1968, Erich Anton Peter von Däniken abalou as estruturas da ciência e da religião com uma obra imortal que se tornaria um dos maiores sucessos da história da Ufologia, o livro Eram os Deuses Astronautas? Lançado originalmente com o título em alemão Erinnerungen an die Zukunft: Ungelöste rastela der Vergangenheit e em inglês Chariots of the Gods? Unsolved Mysteries of the Past, a obra influenciou gerações de entusiastas dos mistérios da humanidade e tratava da proposição de que extraterrestres visitaram a Terra na Antiguidade, influenciando nosso desenvolvimento cultural, tecnológico, religioso e até biológico.

Neste intercâmbio, os alienígenas foram tidos como deuses devido à tecnologia que empregavam, incompreensível ao autóctone. Däniken demostrou por meio de representações antigas que as divindades estavam trajadas com capacetes, roupas de astronautas e provavelmente eram exploradores espaciais — por isso a ideia apresentada no livro acabou sendo chamada de Teoria dos Antigos Astronautas, fervilhante até hoje. Em verdade, o autor não foi o precursor da teoria, pois ela havia sido tratada anteriormente por Charles H. Fort, Konstantin T. Eduardovich, Matest A. Mendelevich e pelo lendário Carl Sagan. Contudo, sem dúvida, Däniken foi o mais influente e famoso autor da tese, popularizando esta ideia que foi tema de inúmeros livros, documentários e da série televisiva Ancient Aliens, do canal History Channel, que até a data desta publicação tinha incríveis 8 temporadas e 104 episódios.

Contatos com alienígenas

O escritor nasceu em 14 de abril de 1935, na Suíça, e foi educado em um colégio católico. Na escola, Däniken teve a oportunidade de estudar os testamentos e livros apócrifos em seu idioma original, nos quais percebeu que alguns versículos eram diferentes daquilo ensinado pelos padres. Na época, o advento da corrida espacial impressionava toda a humanidade, da mesma forma que a Ufologia despontava e famosos cientistas, como Carl Sagan, Enrico Fermi e Francis Crick, tratavam da possibilidade da existência de vida extraterrestre e do contato da nossa civilização com alienígenas. Certamente, Däniken não estava alheio a todos estes acontecimentos, sendo, sem dúvida, um cenário propício para se intuir e criar uma obra de grande sucesso e importância.

Em 1964, o autor começou a expor suas ideias no jornal germânico Der Nordwesten. Segundo Däniken, naquela época, seu famoso livro estava pronto, mas nenhuma editora quis publicá-lo. Pela falta de interesse, ele decidiu divulgar a obra de forma criativa, enviando capítulos ao periódico — suas teorias fizeram sucesso e a editora norte-americana Putnam & Bantam Books viabilizou a publicação da primeira edição. Bestseller imediato nos Estados Unidos e Alemanha, logo depois o livro foi publicado em 38 países, incluindo o Brasil.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 258
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.