Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ARTIGO

Por Daniel C. Carneiro

Encontros com UFOs e contatos com seres extraterrestres na Caatinga

O acompanhamento de casos antigos é uma das tarefas mais importantes dos pesquisadores, uma vez que permite que se faça reavaliações de circunstâncias e relatos de testemunhas. Porém, o Fenômeno UFO é tão rico e abrangente que muitas vezes, ao se revisitar um caso, descobre-se muitos outros.

Categoria: ANJOS E SANTOS | CASUÍSTICA | INSÓLITO | PESQUISA | TESTEMUNHOS
crédito: ARQUIVO DANIEL CARNEIRO
ampliar
O local do avistamento do estranho ser, na área rural da pequena Boa Vista do Tupim, interior da Bahia
SAIBA MAIS
Volta o debate sobre mistérios na Lua Os muitos mistérios e encantamentos dos Andes Bolivianos UFO fotografado em deserto norte-americano?

Não são raros os relatos de avistamentos e contatos vindos do Nordeste Brasileiro. Quem acompanha a casuística ufológica da região sabe que o Fenômeno UFO é apenas um entre os muitos mistérios que existem lá. Entretanto, a maioria das ocorrências não chega ao conhecimento do grande público, muitas vezes porque acontecem em locais isolados ou porque falta interesse por parte da imprensa em retratá-los. Os ufólogos, por outro lado, fazem tudo o que podem para resgatar casos esquecidos e conhecer novas ocorrências, como veremos neste artigo.

A cidade baiana de Boa Vista do Tupim, palco do primeiro incidente ufológico que será apresentado, situa-se a 230 km de Salvador, em uma altitude aproximada de 310 m, na região da Chapada Diamantina. Banhada pelos rios Tupim e Paraguaçu, sua principal atividade econômica consiste na agricultura e pecuária. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população estimada no ano de 2015 era de pouco mais de 18.000 habitantes distribuídos em uma área de 2.800 km². O nome da cidade é derivado justamente de uma geografia privilegiada, que proporciona vistas exuberantes. Além dos atributos naturais e da marcante cordialidade de seus habitantes, uma situação envolvendo o insólito avistamento de um enigmático humanoide em Mata do Óleo, área rural do município, na década de 90, motivou este autor a conduzir uma detalhada investigação do caso em janeiro de 2013.

Criatura humanoide robusta

Precisamente na manhã ensolarada de 16 de agosto de 1995, uma quarta-feira, por volta das 10h00, um grupo composto por oito crianças entre sete e 12 anos saiu munido de estilingues para perseguir os passarinhos da região quando, na parte superior de uma encosta, uma delas apontou para que as demais vissem o que ela pensou ser algum tipo de animal, próximo de onde estavam. As crianças observaram a uma distância de cerca de 100 m uma criatura humanoide robusta, de baixa estatura e aparentando ter 1,5 m de altura. O ser vestia um curioso traje esverdeado com capacete.

Diante daquela visão inusitada, alguns meninos mais destemidos se moveram cuidadosamente em direção à criatura, passando antes por uma cavidade seca provocada pela água em épocas de chuva. Os mais assustados, como Antônio e Jair, de sete anos, se afastaram do local, mas sem perder de vista a cena. José e Sandro, os mais velhos do grupo, se aproximaram do ser, que, em um primeiro momento, parecia não se incomodar com a presença de ninguém. Um deles, mais cauteloso, manteve-se um pouco mais distante da criatura, enquanto outro chegou a 10 m dela — ambos puderam observar com mais detalhes as características do ser.

Além do traje esverdeado e justo e do corpo forte, a criatura tinha alguns detalhes coloridos pelo corpo, principalmente na região do tórax, que os meninos associaram a botões. Vez por outra, e entidade levava a mão ao peito brilhante, dando a impressão de que manipulava algum dispositivo.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 256
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.