Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ARTIGO DE CAPA

Por João Francisco Schramm

Militares brasileiros e UFOs: Limites do imponderável

Categoria: MILITARISMO | NOITE OFICIAL DOS UFOS | OPERAÇÃO PRATO | SEGREDOS MILITARES

As sociedades e a história estão cheias de fatos imponderáveis e insólitos, muitos dos quais ainda persistem até os nossos dias sem que se tenha sido encontrado para eles explicação ou resposta adequadas. Aos poucos, e sem que nos apercebamos disso, todos nos acostumamos com a presença de ocorrências e acontecimentos que não podemos explicar e dos quais a ciência foge, a exemplo da milenar e também atual presença alienígena na Terra, pois representam para ela um desafio além de sua capacidade de ação. Assim, pouco se produz sobre esses temas.

O atual estado da produção acadêmica brasileira sobre assuntos insólitos, como os provenientes da Ufologia, devido à raridade de publicações, pode ser facilmente delimitado. No entanto, podemos perceber um crescente interesse da ciência, já que nos anos de 2015 e 2016, a título de exemplo, tivemos duas publicações de doutorado sobre o tema, a primeira de Rafael Almeida, pela Faculdade de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), e a outra de Leonardo Martins, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). E devemos a Claudio Tsuyoshi Suenaga um trabalho inaugural no Brasil sobre Ufologia na história, publicado em 1999, com um amplo debate político, além de cultural, sobre o tema ufológico.

Muito antes do boom da internet e da divulgação de documentos confidenciais, pesquisadores brasileiros empreenderam esforços para trazer à academia — um espaço definitivamente desconfiado dos temas insólitos — suas investigações sobre questões de interesse direto da Ufologia. Contudo, com o maior acesso à informação que temos hoje, novas pesquisas tornaram-se possíveis, como a que desenvolvi durante o mestrado em história pela UnB, dedicada a uma perspectiva militar sobre o tema, baseada nos documentos liberados da Força Aérea Brasileira (FAB), sob o contexto tecnológico de um embate aéreo.

Assim, como o tema da pesquisa esteve centrado nas investigações da FAB sobre os UFOs, prevaleceu uma proposta que aliava a emergência de uma guerra aérea e o desenvolvimento tecnológico da Aeronáutica no século XX como um contexto histórico ideal para se analisar não somente o surgimento do Fenômeno UFO, mas também as preocupações militares sobre o tema. Sabe-se, pela documentação da FAB hoje disponibilizada no Arquivo Nacional, que existem inúmeros registros sobre UFOs catalogados dos anos de 40 até hoje. Além do mais, a instituição participou diretamente em pesquisas, operações e missões de interceptação a esses objetos. Sob o ponto de vista daquele que é responsável pela segurança do espaço aéreo brasileiro, UFOs oferecem um desafio à segurança nacional, pois sempre há a possibilidade de serem vetores secretos de potências estrangeiras invasoras.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 258
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.