Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ENTREVISTAS

Por Paulo E. Pilon, Renato A. Azevedo

Ricardo Varela Corrêa: A ciência na investigação dos UFOs

Precisamos de investigadores de campo bem treinados, de órgãos governamentais receptivos a consultas e de abertura para encarar a realidade do Fenômeno UFO

Categoria: TECNOLOGIA E CIÊNCIA

A Revista UFO já tratou inúmeras vezes do ceticismo quanto à pesquisa ufológica, partindo de grupos que alegam que falta capacitação científica aos que se dedicam ao tema. Há muitos anos temos mostrado que tal crítica já não se sustenta, porque existem indivíduos altamente qualificados trabalhando com a presença alienígena na Terra e contribuindo para um efetivo entendimento da questão. Um deles é Ricardo Varela Corrêa, consultor da Revista UFO e entrevistado desta edição, que tem ao mesmo tempo um imponente currículo profissional e um histórico de muitas e importantes contribuições à Ufologia. Varela é doutor em computação científica, mestre em computação aplicada, tecnólogo, desenvolvedor de hardware e software para exploração espacial e experimentos embarcados em balões estratosféricos. O cientista é integrante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde trabalha no setor de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CEA) e no Grupo de Segurança de Sistemas e Redes (GSR).

Ufólogo de mão cheia, Varela é também membro da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e um dos maiores especialistas em análise de imagens da Ufologia Brasileira. Como se vê, é um legítimo representante do segmento que se convencionou chamar de Ufologia Científica, mas com a mente suficientemente aberta para não descartar a priori as vertentes místicas e holísticas, desde que havendo critérios sólidos e seriedade na busca por respostas, quando se separa o joio do trigo. Seu interesse pelos discos voadores surgiu quando teve o privilégio de conhecer pessoalmente um de nossos grandes pioneiros, o saudoso general Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa, com quem aprendeu que o uso do método científico é uma necessidade no estudo ufológico.

Ceticismo made in China

É graças a ufólogos dedicados e com sólida educação tecnológica, como o entrevistado desta edição, que a Ufologia tem se mantido saudável e protegida de seus detratores, que não medem esforços para classificar como fraudes todo o tipo de evidência legítima, utilizando para este fim sofismas e técnicas supostamente científicas, porém sofríveis e que não resistem a um olhar mais atento, sempre chegando a conclusões deturpadas e tendenciosas, atendendo aos mais inconfessáveis fins.

O ufólogo Ricardo Varela Corrêa trabalha com as inúmeras evidências, entre elas fotos, filmes, sons e relatos gravados deste incrível fenômeno que persegue a civilização humana desde tempos imemoriais. “Podemos afirmar que a Ufologia Científica é, como diz uma tradicional expressão budista, o caminho do meio”, conjectura.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 256
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.