Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ENTREVISTAS

Por Thiago Luiz Ticchetti

A incrível e quase desconhecida casuística ufológica da Romênia

Sabemos pouco sobre o que aconteceu na Cortina de Ferro na época da União Soviética. E mesmo depois da abertura e dissolução do bloco, as informações são difíceis de conseguir. Mas pouca informação não significa ausência do fenômeno, como se verá nesta entrevista com o principal ufólogo romeno.

Categoria: AVISTAMENTOS | CASUÍSTICA | LENDAS E FOLCLORES | PESQUISA | UFOs E RELIGIOSIDADE

Habitada desde a pré-história e dona de cultura e folclore ricos e complexos, a Romênia é um país peculiar, destacando-se entre todos aqueles que compuseram a chamada Cortina de Ferro por sua especificidade. Aqueles que não estão familiarizados com o termo, lembramos que ele era utilizado para designar os países do Leste Europeu que cercavam a antiga União Soviética. Embora comunistas e em grande parte dependentes e comandados por Moscou, esses países tinham seus próprios governos e leis.


No caso da Romênia, porém, há particularidades que a diferem de seus vizinhos. O idioma e o nome do país derivam do latim, herança dos tempos da ocupação romana, e mesmo com uma história de guerras, invasões e divisões de território, de alguma forma seu povo conseguiu manter e preservar lendas e histórias antigas, coisa que em outros países da Cortina, como a Polônia, por exemplo, não se conseguiu fazer.


Terra onde lendas e realidade se misturam, os mistérios da região vão muito além de seu habitante mais popular, Vlad Dracul, o temido Conde Drácula. Há mistérios científicos e históricos por todo o território e não são raros os achados arqueológicos no país. Também não são incomuns os avistamentos ufológicos, que ocorreram em todas as épocas, mesmo durante aquelas mais sangrentas, quando a Romênia esteve sob o duro governo ditador Nicolae Ceausescu, enforcado em 1989. De lá para cá o país vem passando por uma nova fase política, lutando para se manter democrático e independente. E os UFOs continuam lá.

O caminho da pesquisa

Nosso entrevistado desta edição nasceu na cidade romena de Resita, em 1940, e é um dos pesquisadores de maior destaque de seu país. Dan Farcas é mestre em matemática e física e doutor em matemática e computação. Em 1993, foi eleito membro da Academia de Ciências Médicas da Romênia e, desde 2011, é o presidente da Associação para o Estudo do Fenômeno Aeroespacial Não Identificado (ASFAN). Interessado por Ufologia desde pequeno, Farcas, que ainda criança mostrava tendências literárias, criava, com seu irmão menor, histórias de ficção científica envolvendo extraterrestres e vida em outros planetas. Com o passar dos anos, e com a adição de conhecimentos científicos, ele formou uma opinião interessante sobre a presença dos UFOs em nosso planeta. “Para mim, a hipótese mais plausível é a existência de hipercivilizações, isso é, civilizações muito mais avançadas, que possuem uma tecnologia ainda além de nosso conhecimento”, diz.


Segundo Farcas, os extraterrestres que abduzem seres humanos seriam apenas emissários — possivelmente híbridos — que vêm utilizando a raça humana para propósitos ainda desconhecidos.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 254
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.