Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ENTREVISTAS

Por Paulo R. Poian

Nuno Silveira: A Ufologia necessita de uma revisão geral para encontrar as respostas que busca

Em médio prazo, as pesquisas precisarão ser realizadas por grupos certificados e não por amadores ou pesquisadores solitários. E deverão estar inseridas em uma estrutura que ateste a forma de investigação e os métodos empregados

Categoria:
crédito: Arquivo ufo
ampliar
Nuno Silveira

Durante anos, nas entrevistas exclusivas da Revista UFO, ufólogos de várias partes do mundo exprimiram seus pensamentos, suas filosofias de estudos e métodos de trabalho, apresentando também aqui casos ufológicos dos mais diversos tipos e graus ocorridos em suas nações e com os quais tiveram envolvimento. Também discutiram a vasta fenomenologia ufológica, a participação que atribuem aos pesquisadores e às testemunhas nesse contexto, sejam elas civis ou militares, e como veem o futuro da pesquisa ufológica.

 

De Portugal, terra natal do nosso convidado desse mês, também já tivemos a oportunidade de conhecer as ideias de ilustres ufólogos, como o doutor Joaquim Fernandes e o ex-professor de física e atual tarólogo Paulo Cosmelli, que nos deram informações valiosas sobre os rumos que está tomando a Ufologia Lusitana. Fernandes, ufólogo decano e correspondente internacional da Revista UFO, é especialista em aparições marianas — como a de Fátima, de 1917 — e sua relação direta com os extraterrestres [Veja UFO 157, agora disponível na íntegra em www.ufo.com.br]. E Cosmelli, consultor da publicação, é também membro da Ordem dos Cavaleiros Templários e estudioso da presença alienígena na Terra em diversos aspectos envolvendo sociedades iniciáticas secretas [Veja UFO 164, idem].

Imparcialidade e rigor científico

Dessa vez apresentamos aos leitores outro ufólogo da primeira linha da Ufologia do país irmão — mas que, ao contrário dos anteriores, representa a nova geração que surge em Portugal, voltada à questão ufológica. Apesar de ter apenas 29 anos, Nuno Montez da Silveira já se destaca em toda a Europa por seu brilhante trabalho e é respeitado por seus pares devido principalmente à imparcialidade e à metodologia rigorosamente científica que adota em seus trabalhos. Natural de Lisboa, advogado e pós-graduado em ciências políticas, Montez da Silveira teve a oportunidade de cursar um semestre do curso de direito em Curitiba, onde pôde conviver com diversos colegas da Comunidade Ufológica Brasileira e participar de eventos como o I UFO Minas e do 30º Congresso Brasileiro de Ufologia Científica, ambos em 2004.

 

Creio que a Ufologia devia ser praticada única e exclusivamente por vias científicas e por profissionais de várias áreas, como as ciências matemáticas e as sociais, por exemplo (...) Está na hora de a Ufologia se profissionalizar, de ser criada uma disciplina para lidar com o assunto nas faculdades ou, pelo menos, em institutos reconhecidos.

 

De volta a Portugal, em 2005 fundou a Sociedade Portuguesa de Ovnilogia (SPO), da qual é presidente até hoje. Nuno Montez da Silveira é autor de diversos artigos na área, publicados em revistas de todo o mundo, e realiza palestras regularmente em seu país e outros.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 254
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.