Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ENTREVISTAS

Por Thiago Luiz Ticchetti

Jerome Clark: Nem a sociedade, nem os cientistas estão preparados para um contato com ETs

A investigação de campo continua sendo uma atividade essencial à Ufologia, mas é necessário fazer muito mais para equacionar o Fenômeno UFO, devido à sua enorme complexidade. Entre as ações necessárias, é urgente preparar a população.

Categoria: FRAUDES | TEORIA DA CONSPIRAÇÃO | UFOs E AVIAÇÃO

O entrevistado deste mês é um dos prolíficos escritores sobre fenômenos insólitos do mundo, e não apenas sobre discos voadores. Ufólogo conhecidíssimo e referência em seu país, os Estados Unidos, Jerome Clark já foi editor da revista Fate e vice-presidente do J. Allen Hynek Center for UFO Studies (CUFOS), um dos mais científicos do planeta, de cujo conselho diretor ainda faz parte. Clark passou por uma cirurgia complicada no início de 2013 para tratar um câncer que já vinha se manifestando há alguns anos, mas já está em plena recuperação e na ativa. Mesmo durante sua convalescença não deixou de responder às nossas perguntas, transformando esta entrevista em uma aula de metodologia científica com suas opiniões firmes e sinceras.

Escritor obstinado

No final dos anos 90, Jerome Clark escreveu um marco da Ufologia Mundial, The UFO Encyclopedia: The Phenomenon from the Beginning [A Enciclopédia UFO: O Fenômeno Desde o Começo, Omnigraphics, 1998], em dois tomos que totalizam quase 1.500 páginas. Trata-se de um compêndio poderoso que traz absolutamente tudo o que há na Ufologia. “Tinha planos, junto com a minha editora, de fazer mais um volume, dando ênfase a casos famosos em outros países, mas pouco relatados nos Estados Unidos”, diz. Infelizmente o projeto não saiu do papel, mas Clark é um crítico da falta de informação ufológica fora dos Estados Unidos e Europa. E faz seu mea-culpa com relação à Ufologia Brasileira: “A Ufologia do seu país é conhecida internacionalmente. Eu sei de vários casos que foram pesquisados pelo casal Jim e Coral Lorenzen com a ajuda do ufólogo Olavo Fontes. Eles disseminaram a Ufologia Brasileira mundialmente. Mas hoje confesso que não tenho tido muito tempo para ler as notícias do seu país — até mesmo por estar afastado há algum tempo dos congressos”.

Além do sucesso da The UFO Encyclopedia, Clark foi autor de outras obras importantes na área, tais como Extraordinary Encounters: An Encyclopedia of Extraterrestrials and Otherworldly Beings [Clio, 2000], The UFO Book: Encyclopedia of the Extraterrestrial [Visible Ink Press, 1997], Strange Skies: Pilot Encounters with UFOs [Citadel Books, 2003], além de títulos sobre fenômenos anômalos, como Unexplained: Strange Sightings, Incredible Occurrences and Puzzling Physical Phenomena [Visible Ink Press, 2003], Cryptozoology A to Z: The Encyclopedia of Loch Monsters, Sasquatch, Chupacabras [ Simon and Schuster, 1999], estes ultimos tratando de monstros, chupacabras, pé-grandes e outras aberrações que foram parte de seu interesse pelo insólito em geral.

 

 

crédito: Luca Oleastri
Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 258
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.