Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ENTREVISTAS

Por Thiago Luiz Ticchetti

Nick Pope: Os governos têm muita informação sobre os UFOs, mas não revelam à sociedade

Categoria: LIBERDADE DE INFORMAÇÃO | SEGREDOS GOVERNAMENTAIS

Uma das pessoas mais bem informadas no mundo sobre a presença na Terra de outras espécies cósmicas é certamente Nick Pope, ex-funcionário do Ministério da Defesa (MoD) britânico, em cujo projeto oficial de investigações ufológicas trabalhou até que fosse desativado, em dezembro de 2009. Pope foi entrevistado longamente e com exclusividade pela Revista UFO, tendo a primeira parte deste trabalho publicada em nossa edição anterior, de fevereiro. Este é o final da entrevista, concedida por e-mail no final de 2010. No início cético sobre vida extraterrestre, o britânico acabou convencido de sua realidade através das pesquisas que fez de casos ufológicos em seu país. E consolidou sua posição ao ter acesso aos documentos oficiais do governo inglês, hoje liberados, que asseguram que o assunto é sério e merece atenção das áreas de Defesa e de Segurança Nacional — especialmente quando as testemunhas envolvidas são militares, pilotos ou quando os discos voadores são captados por radares.

 

Conferencista requisitado, autor renomado e personalidade da Ufologia Mundial, Pope é o que muitos chamam de “o verdadeiro Fox Mulder”. Ele é um ativista da Ufologia como poucos, tendo participado de dezenas de programas de rádio e TV sobre discos voadores, como Larry King Live, além de documentários de grande repercussão — é muito conhecida sua participação na série Caçadores de OVNIs, do The History Channel. Durante seus anos à frente do UFO Desk do MoD, ou simplesmente Projeto UFO, era freqüentemente acusado de fazer parte do acobertamento governamental da questão ufológica, o que sempre o irritou. “Sou um amante da liberdade de informações”. Sua missão oficial consistia em pesquisar casos complexos de avistamentos, abduções, agroglifos e mutilações de animais.

Mais de 10.000 relatos

O Projeto UFO teve suas raízes no início da década de 50, quando foi estabelecido por iniciativa de sir Henry Tizard, o consultor-chefe de Ciências inglês, para quem os avistamentos relatados ao governo não deveriam ser descartados sem estudo científico. Pope conta que o projeto investigou a ação de naves alienígenas, às vezes com tripulantes, dos anos 50 até 2009, recebendo mais de 10.000 relatos. “Durante todos esses anos, os objetivos do programa não mudaram muito. Sua política sempre foi investigar as observações informadas para ver se havia alguma evidência de ameaça à Grã-Bretanha”. Quando foi desativado, um anúncio do governo dizia que o projeto não encontrara evidências de tais ameaças — e menos ainda subsídios científicos para se continuar a tarefa.

 

Há décadas diversos governos se empenham em conhecer o Fenômeno UFO e avaliar a extensão da presença e atividade alienígena na Terra.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 257
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.