Revista UFO - Portal da Ufologia Brasileira - A mais antiga revista sobre discos voadores do mundo

ENTREVISTAS

Por Marco Aurélio Gomes Veado

Richard Haines: UFOs causam preocupação imediata à aviação civil e militar de todo o mundo

As manifestações de objetos inteligentes em nossa atmosfera têm que ser encaradas sem a costumeira incredulidade

Categoria: TECNOLOGIA E CIÊNCIA | UFOs E AVIAÇÃO
crédito: ANTONIO FALEIRO
ampliar
Segundo o entrevistado UFOs impõem perigos à aviação civil e militar, que deve estar preparada para lidar com a situação
SAIBA MAIS
A ancestral ligação dos povos andinos com visitantes extraterrestres Os perigos que a aviação civil e militar passa diante do Fenômeno UFO Nem a sociedade, nem os cientistas estão preparados para um contato com ETs

Por diversas vezes a Ufologia Mundial já amargou ironias sobre seus métodos e integrantes, que tiveram sua capacidade e principalmente formação profissional questionada por elementos dos meios acadêmicos. É a ignorância quanto à natureza do Fenômeno UFO e o preconceito de um segmento cada dia menor das elites científicas falando mais forte do que a postura mais adequada a se tomar frente à situação, a da investigação isenta dos fatos. Em contraste com esta renitente posição, no entanto, atualmente se nota que entre as características mais marcantes da Ufologia estão justamente o interesse e a atração que ela desperta na sociedade — que acabam por dela aproximar inúmeros cientistas mais abertos e não preconceituosos, dos mais variados setores e especialidades, que vêm se dedicando ao Fenômeno UFO de maneira compromissada, árdua e metódica.

 

Um dos exemplos deste novo clima da Ufologia Mundial é o entrevistado desta edição de UFO, doutor Richard Haines, que preside uma das entidades mais sérias do planeta lidando com a questão, o Centro Aeronáutico Nacional de Registros de Fenômenos Anômalos [National Aviation Reporting Center on Anomalous Phenomena, NARCAP]. Ele nos concedeu uma entrevista exclusiva que também se verá marcante na história da publicação, não somente devido à seriedade e à idoneidade com que sua organização é tratada internacionalmente por órgãos oficiais e militares — principalmente a Aeronáutica —, mas também por ser um cientista de impressionante currículo e que tem a incomum atitude de buscar a verdade sobre fatos em situações em que a maioria de seus colegas não se atreveria a adentrar.

 

A ciência dos fenômenos não identificados

Richard Haines trabalhou durante 37 anos como cientista da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), dedicando-se aos programas espaciais Gemini, Apollo, Skylab e à Estação Espacial. Foi também responsável pela área de recursos humanos no Centro de Pesquisa de Ames, lidando diretamente com homens e mulheres com missões de exploração espacial. Ele é um dos idealizadores do NARCAP e seu cientista-chefe, desde a fundação da entidade, em 2000. Haines tem vasta experiência em aeronáutica e, por conseqüência, no segmento da aviação comercial, adquirida no período em que prestou seus serviços para a NASA. O entrevistado explica que o foco principal de sua entidade não é somente colher informações técnicas de relatórios emitidos pela aviação norte-americana sobre avistamentos ufológicos e outras alterações causadas por fenômenos aéreos não identificados que coloquem em risco a segurança de vôo, mas também estabelecer métodos e procedimentos para catalogá-los e evitá-los, no caso dos riscos detectados.

Atenção
Para continuar lendo este artigo, você deve se cadastrar no Portal UFO.
O cadastramento é gratuito e dá acesso a todo o conteúdo do site. Basta clicar aqui.
Caso já tenha cadastro, conecte-se na home do site ou clique aqui.
ENQUETE
  GENIAIS.COM   
Edição 258
Sumário Edições anteriores

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(67) 3341-8231
Horário: das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta (exceto feriados)

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

NOTÍCIAS MAIS VISUALIZADAS

+ NOTÍCIAS
2011 © Editora Evolução Ltda.
Todos os direitos reservados. Termos de Uso. Declaração de privacidade.